Return to site

Venha fazer parte dessa rede!

Seja um voluntário no Equalizar

O nosso voluntariado

Acreditamos, pela nossa essência, na educação e na transformação social. Estarmos conectados a uma causa nos torna pessoas melhores e mais vivas, e isso não há salário que pague.

Nós não apenas damos aulas, monitorias, organizamos processos seletivos e aplicamos simulados, mas também ajudamos uns aos outros por saber que o todo é sempre maior que a soma das partes. E prezamos muito por isso: antes de sermos professores, monitores ou membros administrativos, somos voluntários de um Projeto de Extensão.

De quem nós precisamos

Inicialmente éramos formados apenas por alunos de graduação da UFMG. Hoje em dia basta estar vinculado a uma Instituição de Ensino Superior que já é possível gerar impacto com a gente. E mais do que pessoas com os conhecimentos, habilidades ou didática exigidos, precisamos de pessoas que sejam presentes, engajadas, que tenham brilho no olho e sejam dispostos a ajudar.

Como estamos organizados

Por sermos um Projeto de Extensão da UFMG, nós necessariamente estamos vinculados à Pró-Reitoria de Extensão da nossa universidade e somos coordenados por professores. Atualmente a Coordenadora do projeto é a Professora Viviane Birchal, do Departamento de Engenharia Química e a Co-coordenadora é a Professora Delba Teixeira, do Departamento de Psicologia.

O nosso corpo administrativo (também gerido completamente por voluntários) é dividido em 4 diretorias: a de Comunicação, Pedagógica, da Presidência e de Recursos Humanos, que encarregam-se de dar todo o suporte administrativo necessário para a sobrevivência e êxito do projeto.

Professores

Seja no Pré-Técnico ou no Pré-ENEM, nossos professores são os grandes geradores de impacto, responsáveis por preparar e ministrar as melhores aulas de uma dada disciplina do currículo estudantil. Mas para ser mais que um professor, um professor do Equalizar deve ser sempre disposto a tirar qualquer dúvida dos alunos em sala de aula, dar aulões interdisciplinares, preparar questões para simulados, ajudar em Processos Seletivos, participar do planejamento da disciplina, fornecer material complementar e manter-se alinhado ao restante da equipe pedagógica.

No Pré-ENEM as aulas são a noite ao longo da semana (18:00 às 22:30) e também aos sábados (manhã e tarde), e as disciplinas são Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Português, Espanhol, Inglês e História da Arte.

No Pré-Técnico as aulas são na parte da tarde ao longo da semana, e as disciplinas são Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Português e Literatura

Monitores

Sabemos do quão diferencial é para o aluno ter alguém a quem recorrer quando tiver qualquer dúvida ou dificuldade nos exercícios e no entendimento da matéria, e são essas as principais responsabilidades dos nossos monitores. E para ser mais que monitores, os monitores do Equalizar também elaboram listas de exercícios, questões para simulados, dão aulões interdisciplinares, ajudam nos Processos Seletivos e se mantêm alinhados ao restante da equipe pedagógica.

Os monitores atendem aos alunos na parte da tarde durante a semana e as disciplinas que possuem monitoria são Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Literatura e Redação.

Comunicação

É quem cuida de toda a identidade visual e presença do nosso Projeto nas mídias sociais, comunicando o propósito do nosso voluntariado para além das salas de aula e divulgando editais de recrutamento e seleção de alunos e voluntários. Ela também tem a missão de otimizar e dinamizar a comunicação interna, promovendo a interação e troca de informações entre os membros do projeto e buscar o crescimento do Projeto em uma rede conjunta de iniciativas sociais que buscam, assim como a gente, a transformação do contexto externo.

Pedagógico

Caracterizada pelo contato com alunos e professores, é essa a diretoria que faz a ponte entre eles e a administração. Coordena as aulas teóricas e monitorias, estabelecendo horários, cronogramas e atividades pedagógicas junto aos professores, como a organização de simulados que meçam o desenvolvimento dos alunos, garantir a disciplina dos alunos, trabalhando para o melhor rendimento possível dentro e fora da sala de aula; e a realização de atividades extracurriculares, como a tutoria, visitas externas, etc, garantindo o crescimento social dos alunos, e não apenas o intelectual.

Presidência

Administra o projeto tanto em termos financeiros e patrimoniais como jurídicos e estratégicos. Representa o Equalizar externamente, sendo o responsável por garantir a infraestrutura necessária para o projeto existir e intermediar a relação do projeto com os parceiros e as diferentes instâncias docentes da UFMG.

Recursos Humanos

Cuida do recrutamento e seleção do projeto (alunos, professores, monitores e administrativos) e da relação membros-Equalizar, analisando também o desempenho e promovendo a integração entre os membros. Estabelece as relações que constituem a nossa essência: as de voluntariado, além de refletir sobre os perfis de candidato que melhor se encaixam na nossa realidade em cada momento, de forma a selecionar os candidatos mais adequados.

Acompanhamento Psicopedagógico

Sabemos que para fazer uma prova muito concorrida, não basta ter todo o conhecimento exigido se o psicológico não estiver preparado, e também que não é tão fácil desenvolver autodisciplina para focar nos estudos. Dentro do Equalizar, temos um núcleo formado exclusivamente por alunos de Psicologia e Pedagogia, o NAPP, que é responsável por acompanhar o desenvolvimento dos estudantes que tenham interesse, ajudando-os a obter melhor aproveitamento em seus estudos e melhor conhecimento de suas potencialidades, dificuldades e objetivos.

OK, e como eu posso me tornar um voluntário Equalizar?

Conforme surgem demandas internas por novos voluntários, disponibilizamos editais de Processo Seletivo e abrimos um período de inscrições, para que os interessados possam se juntar à nossa equipe. Na seleção, os inscritos devem comparecer a uma apresentação institucional, na qual apresentamos o nosso projeto, e realizar uma entrevista presencial com nossos voluntários. Queremos os melhores professores e monitores para os nossos alunos, e por isso também são feitos testes de didática com esses candidatos (como aulas expositivas ou resolução de exercícios).

Se você tem interesse em participar de nosso projeto, inscreva-se no nosso Processo Seletivo de Voluntários 2018/1!

A educação transforma. Seja parte dessa transformação. Seja Equalizar.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly