Return to site

Perguntas Frequentes

E suas respostas!

1. O que é o Equalizar?

O Equalizar é um Projeto de Extensão da UFMG, que atualmente constitui-se em um cursinho preparatório para o ENEM e também um cursinho preparatório para o Ensino Técnico (CEFET/COLTEC). Todos os membros do projeto trabalham em caráter voluntário, visando fornecer uma educação de qualidade, que garanta a competitividade de alunos da rede Municipal e Estadual de ensino nos vestibulares, no ENEM e nos Processos Seletivos para cursos técnicos do CEFET e do COLTEC.

Enquanto no Equalizar Pré-ENEM os alunos têm aulas a noite e aos sábados, no Equalizar Pré-Técnico as aulas são ministradas na parte da tarde, ambos no prédio da Escola de Engenharia UFMG, e tem novas turmas todos os anos.

2. Quem pode se inscrever para ser aluno ou voluntário?

Para ser aluno do Pré-ENEM, é necessário ter estudado todo o Ensino Médio na rede pública estadual ou municipal. Não aceitamos alunos da Rede Federal (CEFET, COLTEC, CMBH) e da rede privada, mesmo com 100% de bolsa. Os alunos devem ter se formado ou estar cursando a 3ª série do Ensino Médio, e não devem ter conquistado nenhuma vaga em Instituição de Ensino Superior.

Para ser aluno do Pré-Técnico, basta ter estudado na rede pública durante o Ensino Fundamental II. Os alunos devem estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou a 1ª série do Ensino Médio (também em escola pública).

Para ser um voluntário, é preciso ter vínculo à UFMG e ficar de olho nas inscrições para os nossos Processos Seletivos de Voluntários (Professores, Monitores e Membros Administrativos). Esses Processos Seletivos costumam abrir semestralmente, e são divulgados aqui no nosso site e na nossa página no facebook.

3. O Equalizar oferece auxílio transporte ou alimentação?

Infelizmente não, mas sabemos que isso é um fator que conta demais para o nossos alunos e por isso criamos o Adote um Aluno, que busca arrecadar fundos para ajudar financeiramente os alunos mais vulneráveis.

4. Como faço para ser aluno?

O único jeito de se tornar um aluno do Equalizar, seja no Pré-ENEM ou Pré-Técnico, é participando de todas as etapas dos nossos Processos Seletivos, que acontecem ao final de cada ano. Clique aqui e fique por dentro! Para saber se temos Processos Seletivos abertos, basta dar uma olhada no status da página inicial!

5. Perdi a data de inscrição, e agora?

Infelizmente existe apenas uma entrada de alunos por ano no Equalizar, e não serão aceitos alunos não submetidos às datas e etapas do Processo Seletivo de Alunos. Mas não se desespere! Existem sim outros cursinhos populares em Belo Horizonte (cada vez mais!). A seguir há alguns exemplos de cursinhos populares que você também pode procurar:

Cursinho Educar (dos alunos da Fundação João Pinheiro)

https://www.facebook.com/cursinhoeducar

Contato: via página do facebook

Cursinho Iniciativa Popular (CIP)

https://www.facebook.com/cursoiniciativapopular

Contato: projeto-cip-cefet-mg@googlegroups.com

Pré-ENEM Solidário

https://www.facebook.com/pre.enem.solidario

Contato: luizagui1@gmail.com

Cursinho Emancipa BH

https://www.facebook.com/pages/Emancipa-BH

http://redeemancipa.org.br/

Contato: emancipabh@gmail.com

Observação: Caso você conheça outro cursinho popular não presente nessa lista, conta pra gente para que possamos incluí-lo!

6. O Equalizar aceita doações de livros e apostilas?

Após anos de arrecadação de livros de Ensino Médio e apostilas, o Equalizar conseguiu finalizar sua biblioteca em 2014, contando com milhares de exemplares. Atualmente utilizamos o material didático disponibilizado pela rede Eleva Educação. Devido à falta de espaço para acomodar todo esse material, nós não aceitamos mais esse tipo de doação, mas não perca a boa vontade! Existem outros cursinhos populares, como os descritos acima, e eles podem estar aceitando!

7. Como eu posso ficar sabendo das novidades do Equalizar, e da abertura e fechamento das inscrições para os Processos Seletivos?

Todos os nossos Processos Seletivos são divulgados aqui no site e também nossa página no facebook. Curta e siga a nossa página para receber, em seu Feed de Notícias, nossas postagens e divulgações!

Além do nosso site e página do Facebook, foram criadas em 2015 as Listas de Interessados para Alunos do Pré-ENEM, Pré-Técnico e Voluntários. Nelas, você que tem interesse em fazer parte do Equalizar mas não encontrou nenhum Processo Seletivo aberto pode cadastrar na nossa rede, e receber e-mails exclusivos do Equalizar com informações sobre nossos Processos Seletivos. Datas, editais, oportunidades de outros cursinhos e notícias são conteúdos que podemos enviar para os cadastrados nas listas, então não deixe de se cadastrar!

8. Estou tendo problemas no pagamento do boleto da Fundação Christiano Ottoni, como proceder?

Entre em contato com a Fundação: (31) 3409-1900! Mas atenção! Esse número não é o telefone do Equalizar, e deve ser usado exclusivamente para tratar assuntos relacionados a pagamentos de boleto. Atualmente não possuímos horário de atendimento, e por isso o nosso número não é disponibilizado.

9. Quero fechar uma parceria ou patrocinar esse projeto, com quem preciso conversar?

Sua ajuda é mais que bem vinda! É só entrar em contato com a nossa Diretoria da Presidência pelo e-mail presidencia.equalizar@gmail.com

10. Estou com muitas dúvidas ou dificuldades no Processo Seletivo, quem devo procurar?

A nossa Diretoria de Recursos Humanos está à disposição pra te ajudar pelo e-mail rh.equalizar@gmail.com!

11. Sou um aluno e estou com várias dúvidas, alguém me salva?

Primeiro, dá uma olhada no Equalizar Online (o nosso portal feito especialmente para os alunos) pra ver se a informação que você procura não está lá. Caso a sua dúvida persista, pode entrar em contato com a nossa Diretoria Pedagógica pelo e-mail diretoriapedagogicaequalizar@gmail.com!

12. Quero me preparar para a prova presencial da seleção de alunos, como posso fazer isso?

Add paragraph text here.
All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly