Return to site

Equalizar Pré-Técnico

Transformando realidades através do Ensino Técnico desde 2015.

Quando o Equalizar se reinventou para atingir um novo público.

Após o sucesso das 3 primeiras turmas do Equalizar Pré-ENEM e do acelerado crescimento do nosso Projeto de Extensão, dois dos fundadores retornaram à casa para tirar outra ideia do papel: se preparamos alunos que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas da rede municipal ou estadual para fazerem a prova do ENEM e conquistarem uma vaga em uma universidade pública, por que não preparar alunos do Ensino Fundamental para conquistarem uma vaga em uma escola técnica pública e de qualidade, como o CEFET-MG e o COLTEC-UFMG?

Atualmente, o Equalizar Pré-Técnico conta com turmas anuais de alunos e as aulas acontecem na parte da tarde, e não deixam de contar com toda a estrutura oferecida pelo Equalizar: salas de aula da Escola de Engenharia da UFMG, monitoria individual, acompanhamento psicopedagógico, simulados ao longo do ano, material escolar da rede Eleva Educação, biblioteca do Equalizar, conteúdo em sala direcionado para os editais das provas e mais do que isso: o ótimo relacionamento que é criado entre os alunos e a Equipe do Pré-Técnico.

Por que o técnico?

Não é atoa que no Equalizar Pré-ENEM não aceitamos alunos de escolas técnicas públicas. Em geral, não é difícil observar que alunos do CEFET e do COLTEC têm acesso a uma estrutura de ensino altamente qualificada, na qual os alunos já se formam já inseridos no mercado e fazendo algum estágio em sua área de atuação.

Nessas escolas, ao mesmo tempo em que fazem o Ensino Médio, os alunos podem ser formar técnicos em Informática, Química, Meio Ambiente, Trânsito, Eletrônica, Edificações, Moda, Automação Industrial, dentre outros, e ainda se dar bem no ENEM.

Quais disciplinas são ensinadas?

As disciplinas ensinadas no Equalizar Pré-Técnico são oferecidas com base nas provas de seleção do CEFET e COLTEC, e portanto são elas Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Português e Literatura.

Como posso entrar?

Ao final de todos os anos são abertas inscrições para o Processo Seletivo de alunos do Pré-Técnico. Você pode ser o(a) primeiro(a) a saber sobre as datas específicas caso você se inscreva na nossa Lista de Interessados!

Para se candidatar a um Processo Seletivo do Equalizar Pré-Técnico, exigimos que os candidatos:

  • Tenham estudado em escolas públicas da rede estadual ou municipal do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental;
  • Estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou 1ª série do Ensino Médio em escolas públicas durante o ano em que estarão no Equalizar;
  • Tenha disponibilidade e disposição para comparecer às aulas na parte da tarde;
  • Não tenham conquistado nenhuma vaga no Ensino Técnico.

Quanto é para participar?

Os nossos cursos são gratuitos e voluntários. As únicas taxas que cobramos são para a inscrição no Processo Seletivo (no valor de R$10,00, para cobrir todos os gastos do processo e as taxas cobradas pela universidade) e da matrícula (no valor de R$30,00, para cobrir gastos do ano letivo). Por sermos um Projeto de Extensão, não podemos receber essas taxas diretamente e elas devem ser pagas à Fundação Christiano Ottoni por meio de boletos.

O que mais eu preciso saber sobre o Pré-Técnico?

Queremos ocupar todas as 40 vagas com alunos que valorizem a oportunidade de estudar conosco, se dedicando ao máximo durante todo o ano do curso. Por esse motivo, exigimos presença de nossos alunos nas aulas durante a semana, portanto certifique-se que você tem disponibilidade para comparecer às aulas antes de se inscrever no nosso Processo Seletivo.

Não possuímos turmas de intensivo. O único meio de entrada no Equalizar como aluno é passando por todas as etapas do nosso Processo Seletivo, em que os candidatos realizam uma prova presencialmente e são entrevistados pelos nossos voluntários. Para sermos justos com todos que querem participar, não permitimos inscrições fora do período destinado a isso.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly